quarta-feira, 20 de julho de 2011

Testemunho do Servet

VALE A PENA SER FIEL

“Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.” Daniel 3:16-18

Este texto bíblico revela o custo que três jovens estavam dispostos a pagar para serem fiéis a Deus. Em vez de aceitarem a falsidade e desobedecerem a Deus, eles colocaram a vida em risco. Sua fé levou-os ao fogo, e o fogo não os queimou. Será que nós mesmos podemos ter essa fé desafiadora da morte nos dias em que vivemos?

Servet, 20 anos trabalhava numa rede de supermercados quando chegamos na Albânia. O encontramos lá, trabalhando entre as prateleiras quando entramos no Mercator em Tirana.

Demonstrou grande alegria ao reconhecer o grupo através do logotipo adventista em nossa camiseta.

A família do Servet é mulçumana e se opõem ao cristianismo. O grande desejo dele é dedicar-se integralmente na pregação do evangelho, mas tendo quatro irmãos, precisa trabalhar para ajudar a família.

No primeiro final de semana, viajou de Tirana (capital) para Korce, a fim de participar do projeto Calebe Internacional. Fez dupla comigo e tinha sede de falar de Deus às outras pessoas. Disse-me que era o único privilegiado por não trabalhar aos sábados no supermercado. Estava feliz naquele sábado e domingo.

Na segunda-feira, quando retornou recebeu a notícia do seu supevisor de que estava escalado para trabalhar no próximo sábado. Relembrou seu chefe de que seguia a Bíblia e de acordo com ela, o sábado é o dia que Deus escolheu para adoração.

O supervisor prometeu analisar a tarde na reunião e dar-lhe a resposta no outro dia.

Enquanto isso, lá em Korce, ao reconhecer a necessidade de um ajudante para o pastor local após o término do impacto e ao notar a dedicação do Servet ao realizar o evangelismo, a liderança conversava sobre a possibilidade de contratá-lo para ser um instrutor bíblico na cidade.

Na terça-feira o chefe do supermercado trouxe a notícia de que o Servet teria que trabalhar no outro sábado, não haveria outro jeito.

Mesmo sem saber que Deus já estava providenciando uma solução, e mesmo sabendo o quanto magoaria sua família, tomou uma posição decidida pelo que é certo. Determinado, mas com muito respeito disse que preferia perder o trabalho a transgredir os mandamentos do seu Deus.

Foi o que aconteceu, ele perdeu o trabalho. Ao chegar em casa, depois de ouvir todo tipo de insulto foi colocado para fora por causa da sua decisão.

Como Sadraque, Mesaque e Abdenego, o Servet foi lançado na fornalha ardente. (Daniel 3:19-23). Mas assim também, como aconteceu com os três jovens hebreus, Deus estava junto com o Servet.

Podemos crer que nas provações da vida de cada um de nós, Jesus também está presente. Nos sofrimentos da vida, Ele está presente. Quando atravessamos pelas chamas, Ele está presente.

O Servet pegou alguns dos seus pertences e tomou a primeira condução em direção a Korce.

Chegou no entardecer da terça-feira, contou tudo o que acontecera e na quarta-feira pela manhã, ainda no desjejum, recebeu a notícia de que Deus já havia providenciado tudo e ele não estava desempregado. Estava contratado como instrutor bíblico.

Deus realizou o sonho do Servet. Por sua fidelidade, Deus o achou digno de trabalhar pregando a mensagem do evangelho.

É claro que o Servet e muitos que ali estavam choraram de emoção, “pois, que o SENHOR teu Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que O amam e guardam os Seus mandamentos.” Deuteronômio 7:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário